Conheça O Novelo

 

 

Conceito

O Novelo é um site colaborativo de ideias e opiniões voltado à divulgação de artigos, poesias, crônicas, fotos, cartuns etc., das mais diversas áreas do conhecimento, com nove seções no total: BANQUETE, CAFÉ, FOTO NOVELO, GAIA, GIRAMUNDO, MEMÓRIA, PALAVRA, PERISCÓPIO e REPÚBLICA.

O notável Dicionário Filosófico de Voltaire reúne artigos sobre variados assuntos. A missão do filósofo – ou melhor, do livro – era instruir o povo, mergulhado em tabus e preconceitos, e lhe induzir o senso crítico com ideias revolucionárias.

Em uma das edições brasileiras dessa obra há um prefácio que delineia suas diretrizes numa “linha tríplice”, resumidamente esta: “informar sobre os temas mais candentes da época”, “induzir o povo a pensar, a refletir, a fazer o uso de sua razão”, “conscientizar o povo de que foi e é oprimido”.*

Não obstante com pretensão infinitamente menor do que a daquele livro, O Novelo tem objetivos parecidos: provocar, instigar o pensamento, a diversão da leitura, fomentar reflexões com a apresentação de textos atuais e quiçá atemporais, mediante a contribuição autoral de várias pessoas.

 

P: O que é a ideia?

R: É um emaranhado de pensamentos que se unem e se soltam, que se prendem e se desprendem para depois se juntarem de novo: é um novelo que distrai para divertir.

As premissas que guiarão os editores são as seguintes:

1) o saber é infinito;

2) a soberba é inimiga;

3) a verdade não tem dono;

4) a dúvida cultiva o conhecimento.

* Ciro Miorzanza é o autor do prefácio referido (Escala, 2008).

 

Perguntas frequentes

 

O que é O Novelo?

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que O Novelo é uma plataforma colaborativa que publica textos de diferentes autorias sobre temas que permeiam desde artes e cinema até sustentabilidade e política.

Quem O Novelo procura como autor ou autora?

Pessoas com liberdade de apresentar críticas e outras visões de mundo por meio de palavras, imagens e vídeos autorais inéditos ou publicados em blogs pessoais ou redes sociais.

Porque publicar no Novelo ao invés de publicar no meu blog?

Recomendamos que publique em ambos!
Em pouco mais de um ano de existência, O Novelo tem mais de 3.500 seguidoras e seguidores no Facebook e mais de 11.000 acessos únicos no site. Desta forma, seu material autoral será apreciado por um público com diferentes perfis que busca num mesmo lugar os mais diversos conteúdos que permitem reflexão e ampliação da visão de mundo por meio de artes, letras e análises contextualizadas. N’O Novelo, seu material autoral recebe destaque semanal e possui um espaço compartilhado com diversas pessoas que buscam levar suas visões para este público.

Como publicar meu material no Novelo?

Você pode publicar seu material submetendo-o por meio do site, na aba “submissão de material”, ou por e-mail para o endereço onovelo@onovelo.com.br
A equipe editorial irá direcionar o seu material para uma das oito seções, sendo elas: Banquete (cinema, música e artes em geral), Foto Novelo (imagens críticas no formato de cartuns, pinturas e fotografias), Gaia (sustentabilidade e meio ambiente & sociedade), Giramundo (sociedades, governos e geopolítica internacional), Memória (registros históricos e memória da humanidade em perspectivas não convencionais), Palavra (poesias, contos, crônicas e resenhas), República (poder, política e democracia), e Periscópio (provocações esparsas não inseridas nas outras seções).

 

Equipe

Pedro Carpigiani

Cientista social formado pela UEL, mestrando em Sustentabilidade pela USP e ambientalista apaixonado por Raul Seixas, sempre quis ser músico, mas se contenta em ser apenas um sonhador e viajante das ideias.

phcarpigiani@onovelo.com.br

 

 

Thais Maria Souto Vieira

Thais

Professora, Cientista Social, Mestre em Estudos Culturais, tentativa de alguma coisa nas ansiedades da vida.
“Vai ser coxo na vida é maldição pra homem. Mulher é desdobrável. Eu sou.” (Adélia Prado)

 


Paulo Paganini

Bacharel e mestre em Organização e Sustentabilidade pela UEL, doutorando em Estudos Organizacionais pela FGV-SP, atualmente leciona Planejamento Estratégico e Ciência Política no ensino superior vendo essa profissão como uma das formas, mas não a única, de explorar e transmitir o conhecimento.

paulo@onovelo.com.br

Taynara Fitz

tay

 
 
 
 
 
 
 
 
Assistente Social formada pela UEL, especialista em Atenção Hospitalar com enfoque na Saúde da Mulher pela Residência Multiprofissional da UFPR, estudante de mestrado em Serviço Social e Política Social na UEL e feminista, provavelmente desde que vim ao mundo!

taynarafitz@onovelo.com.br