O Novelo - Conheça O Novelo

Conheça O Novelo

 

 

Conceito

O Novelo é um site colaborativo de ideias e opiniões voltado à divulgação de artigos, poesias, crônicas, fotos, cartuns etc., das mais diversas áreas do conhecimento, com nove seções no total: BANQUETE, CAFÉ, FOTO NOVELO, GAIA, GIRAMUNDO, MEMÓRIA, PALAVRA, PERISCÓPIO e REPÚBLICA.

O notável Dicionário Filosófico de Voltaire reúne artigos sobre variados assuntos. A missão do filósofo – ou melhor, do livro – era instruir o povo, mergulhado em tabus e preconceitos, e lhe induzir o senso crítico com ideias revolucionárias.

Em uma das edições brasileiras dessa obra há um prefácio que delineia suas diretrizes numa “linha tríplice”, resumidamente esta: “informar sobre os temas mais candentes da época”, “induzir o povo a pensar, a refletir, a fazer o uso de sua razão”, “conscientizar o povo de que foi e é oprimido”.*

Não obstante com pretensão infinitamente menor do que a daquele livro, O Novelo tem objetivos parecidos: provocar, instigar o pensamento, a diversão da leitura, fomentar reflexões com a apresentação de textos atuais e quiçá atemporais, mediante a contribuição autoral de várias pessoas.

P: O que é a ideia?

R: É um emaranhado de pensamentos que se unem e se soltam, que se prendem e se desprendem para depois se juntarem de novo: é um novelo que distrai para divertir.

As premissas que guiarão os editores são as seguintes:

1) o saber é infinito;

2) a soberba é inimiga;

3) a verdade não tem dono;

4) a dúvida cultiva o conhecimento.

* Ciro Miorzanza é o autor do prefácio referido (Escala, 2008).

 

 

Perguntas frequentes

 

O que é O Novelo?

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que O Novelo é uma plataforma colaborativa que publica textos de diferentes autorias sobre temas que permeiam desde artes e cinema até sustentabilidade e política.

 

Quem O Novelo procura como autor ou autora?

Pessoas com liberdade de apresentar críticas e outras visões de mundo por meio de palavras, imagens e vídeos autorais inéditos ou publicados em blogs pessoais ou redes sociais.

Porque publicar no Novelo ao invés de publicar no meu blog?

Recomendamos que publique em ambos!
Em pouco mais de um ano de existência, O Novelo tem mais de 3.500 seguidoras e seguidores no Facebook e mais de 11.000 acessos únicos no site. Desta forma, seu material autoral será apreciado por um público com diferentes perfis que busca num mesmo lugar os mais diversos conteúdos que permitem reflexão e ampliação da visão de mundo por meio de artes, letras e análises contextualizadas. N’O Novelo, seu material autoral recebe destaque semanal e possui um espaço compartilhado com diversas pessoas que buscam levar suas visões para este público.

 

Como publicar meu material no Novelo?

Você pode publicar seu material submetendo-o por meio do site, na aba “submissão de material”, ou por e-mail para o endereço onovelo@onovelo.com.br
A equipe editorial irá direcionar o seu material para uma das oito seções, sendo elas: Banquete (cinema, música e artes em geral), Foto Novelo (imagens críticas no formato de cartuns, pinturas e fotografias), Gaia (sustentabilidade e meio ambiente & sociedade), Giramundo (sociedades, governos e geopolítica internacional), Memória (registros históricos e memória da humanidade em perspectivas não convencionais), Palavra (poesias, contos, crônicas e resenhas), República (poder, política e democracia), e Periscópio (provocações esparsas não inseridas nas outras seções).

 

 

Editorial

Plataforma Colaborativa

O Novelo é uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos que tem como propósito servir como espaço de publicação de conteúdo elaborado por pessoas interessadas em disseminar suas ideias, palavras, imagens e outros materiais.

 

Temas Prioritários

O Novelo busca publicar diversos temas que envolvam pautas progressistas tais como gênero e sexualidade, questão racial, demandas sociais e políticas, questões ambientais, situações e conjunturas econômicas, e outras pautas que enfatizem a transformação na essência da sociedade.

 

Moldes de Publicação

Os materiais desenvolvidos em torno das pautas progressistas podem ser elaborados nas mais diversas formas, tais como análises, crônicas, contos, poesias, audiovisual, e provocações esparsas.

 

Abertura com o Público

Por ser colaborativo, O Novelo visa ter abertura com todos os públicos que buscam transformações na sociedade. Esta conexão é realizada pelos contatos de e-mail disponíveis no site, pelas redes sociais do Novelo, e pelo mecanismo de submissão de conteúdo disponível no site.

 

Posicionamento Político-Ideológico

O Novelo foi desenhado por sua editora e seus editores como um projeto que visa a publicação de pautas progressistas, transformadoras e com reflexões sérias. Desta forma, o aspecto político-ideológico do Novelo está alinhado com as correntes críticas e humanistas, a grosso modo tratadas dentro do espectro político atual como de ‘esquerda’.

 

Aceite de Conteúdos

Com o intuito de atender às pautas progressistas mencionadas, a equipe de editoração do Novelo aceita materiais autorais que atendam aos seguintes critérios: reconhecimento e respeito à diversidade; exercício da reflexão crítica; quando se tratar de análises, coerência teórica e ideológica dentro do mesmo material; alinhamento político-ideológico com O Novelo.

 

O que não será publicado

O Novelo pode se recusar a publicar análises de conjuntura ou de cenário consideradas superficiais ou reducionistas, materiais que generalizem conceitos complexos ou os tratem de forma desconexa com o argumento central do texto, e materiais que, por ter caráter que permite mais de uma interpretação, possa ser caracterizado como discurso de ódio. Ainda, NÃO serão publicados discursos de ódio, que agridam grupos sociais, materiais que estejam alinhados com o fascismo, que defendam qualquer tipo de ditadura, ou que sejam caracterizados como discursos conservadores.

 

O Novelo e os materiais publicados

Após a submissão e publicação dos conteúdos, estes materiais se tornam ‘propriedade do emaranhado de ideias do Novelo’, devidamente atrelado ao nome da pessoa autora, não podendo ser removido da plataforma.

 

Opiniões Expressas

O Novelo ASSUME as opiniões expressas pelas pessoas autoras de materiais. Embora alguns materiais possam, e devam, divergir em determinados assuntos e visões de mundo, a equipe de editoração do Novelo se responsabiliza pelo conteúdo publicado, garantindo que este seguirá as diretrizes acima elencadas.

 

 

Equipe

Pedro Carpigiani

Cientista social formado pela UEL, mestrando em Sustentabilidade pela USP e ambientalista apaixonado por Raul Seixas, sempre quis ser músico, mas se contenta em ser apenas um sonhador e viajante das ideias.

phcarpigiani@onovelo.com.br

 


Paulo Paganini

Bacharel e mestre em Organização e Sustentabilidade pela UEL, doutor em Estudos Organizacionais pela FGV-SP, atualmente leciona Planejamento Estratégico e Economia no ensino superior vendo essa profissão como uma das formas, mas não a única, de explorar e transmitir o conhecimento.

paulo@onovelo.com.br

Taynara Fitz

tay

 
 
 
 
 
 
 
 
Assistente Social e mestre em Serviço Social e Política Social pela UEL, feminista desde que vim ao mundo e apaixonada pela literatura fantástica e distópica.
taynarafitz@onovelo.com.br